João: o discípulo amado

João, conhecido como o “discípulo amado”, foi um dos doze apóstolos e um dos mais próximos de Jesus. Irmão de Tiago e filho de Zebedeu, ele trabalhava como pescador antes de ser chamado por Cristo. João é lembrado por sua profunda compreensão do amor e por ser um dos pilares da Igreja.

Ele é o autor do Evangelho segundo João, das cartas 1, 2 e 3 João e do livro do Apocalipse. Sua vida exemplifica amor a Deus e ao próximo, enquanto seus escritos estão repletos de ensinamentos sobre fé, amor e a eternidade.

A história de João

Desde jovem, João acompanhou de perto o ministério de Jesus, testemunhando momentos cruciais como a Transfiguração e a agonia no Getsêmani. Demonstrando uma fidelidade incomum, João permaneceu ao lado de Jesus durante a crucificação, onde recebeu uma missão especial: cuidar de Maria, mãe de Jesus. No evangelho, lemos:

26 Als nun Jesus seine Mutter und neben ihr den Jünger, den er (besonders) lieb hatte, stehen sah, sagte er zu seiner Mutter: »Frau, siehe dein Sohn!«

27 Darauf sagte er zu dem Jünger: »Siehe deine Mutter!« Und von dieser Stunde an nahm der Jünger sie zu sich in sein Haus.

Após a ressurreição, João continuou sua missão como líder da Igreja, pregando sobre o amor divino e o poder transformador do Evangelho. Ele viveu até uma idade avançada e, durante seu exílio na ilha de Patmos, recebeu as visões que compõem o livro do Apocalipse, uma das mais poderosas revelações sobre os planos de Deus para a humanidade.

3 versículos marcantes sobre João

1. João 13:23

23 Es hatte aber einer von seinen Jüngern bei Tisch seinen Platz an der Brust ( an der Seite) Jesu, nämlich der, den Jesus (besonders) lieb hatte.

João é chamado de “discípulo amado” pela intimidade que tinha com Jesus, demonstrando uma relação de confiança, amor e sinceridade, que serve como exemplo de comunhão com Cristo.

2. João 19:26-27

26 Als nun Jesus seine Mutter und neben ihr den Jünger, den er (besonders) lieb hatte, stehen sah, sagte er zu seiner Mutter: »Frau, siehe dein Sohn!«

27 Darauf sagte er zu dem Jünger: »Siehe deine Mutter!« Und von dieser Stunde an nahm der Jünger sie zu sich in sein Haus.

Esse momento ilustra a confiança de Jesus em João, delegando a ele a responsabilidade de cuidar de Sua mãe. Foi um ato de amor, que destaca o compromisso de João com Jesus e com aqueles a quem Ele amava.

3. Apocalipse 1:17-18

17 Bei seinem Anblick fiel ich wie tot ihm zu Füßen nieder; da legte er seine rechte Hand auf mich und sagte: »Fürchte dich nicht! Ich bin’s, der Erste und der Letzte (Jes 44,6; 48,12)

18 und der Lebende; ich war tot, und siehe, ich lebe in alle Ewigkeit und habe die Schlüssel des Todes und des Totenreiches.

Na ilha de Patmos, João teve uma visão gloriosa de Cristo ressuscitado. Esse encontro reforça sua missão como profeta e sua conexão inquebrável com Jesus, mesmo em meio ao exílio e adversidades.

A vida de João nos ensina sobre o amor de Cristo e a fidelidade inabalável diante das dificuldades. Ele foi escolhido para testemunhar momentos únicos, revelar a glória de Deus e transmitir mensagens eternas de esperança e amor.

João é uma inspiração para todos que desejam seguir a Jesus com um coração cheio de devoção, perseverança e amor incondicional.

Se este artigo edificou sua vida, compartilhe a Palavra de Deus com aqueles que você ama e ajude a espalhar a mensagem de amor e salvação a mais pessoas.