Conhecendo o Livro de Ezequiel
O Livro de Ezequiel é uma das obras mais fascinantes e profundas das Escrituras, repleto de simbolismos, profecias e visões extraordinárias. Ele narra a destruição de Jerusalém, o exílio do povo de Israel e a promessa de restauração divina. Escrita por Ezequiel, um profeta chamado por Deus durante o cativeiro babilônico, a mensagem do livro equilibra julgamento e esperança, mostrando que o plano de Deus para a redenção é soberano.
O chamado de Ezequiel
O livro começa com uma visão impressionante de Ezequiel, em que ele vê uma carruagem celestial com criaturas vivas e rodas cheias de olhos. Essa visão simboliza a majestade de Deus e sua presença, que está além da compreensão humana. A partir dessa visão, Ezequiel é chamado para ser profeta e levar a palavra de Deus ao povo de Israel, que estava em pecado e afastado de Deus.
Ezequiel 1:4-5
4 Og jeg så, og se, en stormvind kom fra nord, en stor sky med stadig luende ild; en strålende glans omgav den, og midt i den, midt i ilden, viste det sig noget som så ut som blankt metall.
5 Og midt i den viste det sig noget som lignet fire livsvesener, som så således ut: De hadde et menneskes skikkelse,
A destruição de Jerusalém e o juízo de Deus
Ezequiel profetizou sobre a destruição de Jerusalém devido ao pecado e à rebelião do povo de Israel. Ele descreveu visões detalhadas do juízo de Deus, que envolveriam o cerco da cidade, a morte de muitos israelitas e a queda do templo de Jerusalém. No entanto, mesmo no meio da destruição, Ezequiel trazia mensagens de esperança, anunciando que Deus restauraria o Seu povo após o julgamento.
Ezequiel 9:4-6
4 Og Herren sa til ham: Gå midt igjennem staden, midt igjennem Jerusalem, og sett et tegn i pannen på de menn som sukker og jamrer over alle de vederstyggelige ting som skjer der.
5 Og til de andre hørte jeg ham si: Gå gjennem staden efter ham og slå ned! Vis ikke skånsel og spar ingen!
6 Gamle folk, unge menn og jomfruer, spebarn og kvinner skal I hugge ned for fote; men I må ikke røre nogen av dem som tegnet er på. I skal begynne fra min helligdom. Og de begynte med de gamle menn som stod foran huset.
A visão do vale de ossos secos
Uma das visões mais conhecidas de Ezequiel é a do vale de ossos secos. Nessa visão, Deus ordena que Ezequiel profetize sobre os ossos secos e eles se levantam e se tornam uma grande multidão de pessoas vivas. Esta visão simboliza a restauração espiritual do povo de Israel, que, mesmo estando "secos" e sem esperança no exílio, será revivido por Deus.
Ezequiel 37:4-5
4 Da sa han til mig: Spå om disse ben og si til dem: I tørre ben, hør Herrens ord!
5 Så sier Herren, Israels Gud, til disse ben: Se, jeg lar det komme livsånde i eder, og I skal bli levende.
O novo templo e a restauração de Israel
No final de sua profecia, Ezequiel vê uma visão detalhada de um novo templo, um símbolo de que a presença de Deus retornará ao meio do Seu povo. Além disso, ele profetiza a restauração de Israel, com o povo retornando à sua terra e sendo purificado de seus pecados. Essa visão de restauração traz esperança, mostrando que, apesar do juízo, o plano de Deus para a redenção do Seu povo é imutável.
Ezequiel 47:1-2
1 Så førte han mig tilbake til husets inngang, og se, det kom vann ut under husets dørtreskel mot øst, for husets forside vendte mot øst; og vannet rant ned fra husets høire side, sønnenfor alteret.
2 Så lot han mig gå ut gjennem nordporten og førte mig omkring utenfor, til den ytre port, til den port som vender mot øst, og se, det vellet vann frem fra den høire side.
O Livro de Ezequiel é uma mensagem de advertência, mas também de esperança. Ele nos ensina que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e juízos, Deus sempre oferece a chance de restauração e renovação, tanto individual quanto coletivamente.
Se este artigo te ajudou, faça sua parte e compartilhe a Palavra de Deus com aqueles que você ama.